Startups de todo o país têm até o próximo dia 19 de junho para se inscrever no InovAtiva Brasil, maior e mais abrangente programa de capacitação, mentoria e conexão para startups do país realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em sua terceira edição, o InovAtiva oferece aos participantes neste ano acesso a editais de inovação do SESI SENAI, além de perspectiva de internacionalização com fundo do Reino Unido. O principal objetivo do programa, que tem como parceiros entidades como Endeavor Brasil e SENAI, é ajudar empreendedores a transformarem iniciativas inovadoras de qualquer setor (Tecnologia de Informação, Indústria e Serviços) em negócios de sucesso.
Segundo o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, o InovAtiva Brasil surgiu como uma resposta do Ministério a demandas recebidas há três anos por fundos de investimento, sobretudo estrangeiros: “Percebemos cinco grandes problemas no ecossistema brasileiro que motivaram a criação do InovAtiva: a falta de perfil empreendedor, validação e modelagem de negócios deficientes, capacitações inadequadas para negócios de alta tecnologia, metodologias específicas apenas nos grandes centros e pouco networking empresarial”.
Em três pilares – capacitação, mentoria e conexão – o programa Inovativa já alcançou em duas edições 7000 empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, 2343 projetos submetidos, 178 mentorados e 95 finalistas. Nesta terceira edição, a proximidade com grandes empresas brasileiras de diversos segmentos será uma das prioridades, segundo apontou Souza – a ideia é atrair executivos de experiência para se tornarem mentores do programa e, com isso, passarem a identificarem oportunidades de negócios, inovação e aprendizado no ecossistema de startups.
Cronograma
- Inscrição de projetos: até 19/06
- Divulgação dos 300 selecionados: 13/07
- Fase 2: 13/07 a 09/10
- Fase 3: 13/10 a 30/11
Mais informações sobre o InovAtiva Brasil e inscrições: inovativabrasil.com.br