No dia 25 de setembro de 2018, Maringá vai receber o 1º Fórum sobre Investimentos e Negócios de Impacto, o IMPACT +. O evento pretende demonstrar o alto potencial de converter problemas sociais em oportunidades de negócios que combine resultado financeiro e impacto positivo.
Será uma oportunidade para discutir sobre as possibilidades de se investir nesse segmento como estratégia de negócio. “Há um grande número de organizações, empresas, empreendedores que investem, inovam, fomentam e apoiam o campo dos Investimentos e Negócios de Impacto, o que falta é alinhar as informações para que os investidores visualizem as alternativas que são executadas nos quatro cantos do Brasil”, nos conta, Silviane Del Conte Curi, da Inpar Soluções, responsável pela organização e realização do evento.
No cenário nacional o tradicional Fórum de Finanças Sociais em parceria com outras instituições como Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), o Impact Hub SP, e a Vox Capital têm trabalhado juntos, para fortalecer o ecossistema dos negócios de impacto e de finanças sociais no Brasil e este ano apoiam a realização de eventos em diversas regiões do país.
Negócios de Impacto como Alternativa Viável para Maringá e Região
No ambiente corporativo e de negócios, questões sociais ainda são ligadas quase que exclusivamente, à filantropia ou à responsabilidade social, mas há iniciativas ligadas à inovação por startups e de outro lado, por grandes empresas que dão novas perspectivas para aliar questões sociais aos negócios.
Em linhas gerais, os investimentos em negócios de impacto, podem ser por meio de recursos públicos ou privados que são direcionados para instrumentos financeiros ou empresas comprometidas em gerar impacto social e rentabilidade financeira.
“Como cooperativa sabemos o valor agregado de ideias que ganham corpo a partir da soma de esforços, e por isso, acreditamos em iniciativas que combinem modelos, práticas e conceitos adequados para viabilizar o desenvolvimento de negócios que gerem desenvolvimento econômico e impacto positivo para a sociedade de Maringá e região”, reforça o diretor executivo do Sicredi União PR/SP.
Mas afinal, o que são negócios de Impacto?
Os Negócios de Impacto são modelos de negócios, sob distintos formatos jurídicos, que apresentam soluções economicamente rentáveis e sustentáveis para problemas sociais e ambientais.
A solução pode estar em “o que” o Negócio produz, no “pra quem” ele produz e/ou no “como” ele produz. A solução deve compor a estratégia central do negócio – com metas de impacto definidas e monitoradas, preferencialmente com potencial de escala.
O ICE reforça que “a coerência entre discurso e prática dos empreendimentos leva empresas à reflexão sobre seu papel fundamental no progresso social e ambiental, e essa mudança de mentalidade está sendo vivida por empresas e é percebida por atores do ecossistema de negócios de impacto”.
Podem estar entre os negócios de impacto, os formatos jurídicos que vão desde organizações da sociedade civil com geração de receita própria; organização da sociedade civil com negócio social; cooperativas; negócio social com missão social ou ambiental com restrição de distribuição de dividendos; negócio com missão social ou ambiental sem restrição na distribuição de dividendos. E, startups e empreendedores que tenham como propósito a geração de valor social.
Sobre o Impact +
O evento vai acontecer dia 25 de setembro, às 19h, no auditório Dona Etelvina na Unicesumar em Maringá – PR. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para saber mais e fazer sua inscrição clique aqui, e confirme algumas informações.
Por Aline Cruz